O que gostarias de saber antes de vir para a Finlândia?

Forum dedicado à discussão geral sobre a Finlândia e vida de emigrante.

Mensagem não lidapor António » quarta out 23, 2013 1:00 pm

Olá, estou a preparar um artigo para o blogue e preciso da vossa ajuda.
O artigo será sobre as coisas aquelas coisas que nös não sabiamos ou não compreendia-mos quando aqui chegamos e que, em retrosprectiva, era bom ter percebido mais cedo.

Por exemplo:
O mercado de trabalho. Para quem nao tem determinados talentos ë bastante dificil.
O clima. Ë uma coisa pensar que a neve, o frio e o gelo têm o seu encanto. Ë outra coisa viver 6 meses de Inverno...

O que gostariam de ter sabido antes de embarcar no aviao para o Heklsinki-Vantaa?

Act: O artigo está em http://www.lusofin.com/blog/?p=1090
António
Site Admin

Registado: domingo dez 31, 2006 3:51 pm

PUB

Adsense

Re: O que gostarias de saber antes de vir para a Finlândia?

Mensagem não lidapor Lidia » quarta out 23, 2013 1:30 pm

Olá!

Topico interessante, vou ter de reflectir um pouco mais sobre o assunto.

Mas comeco por dizer que gostava de ter percebido antes que:
- uma pessoa precisa de tomar uma vitaminas para não ficar maluca com a escuridão;
- não existem voos low-cost para Portugal
- a lingua é assim tão dificil de se dominar

para já é isto...
Lidia
Käytäjä

Registado: sábado out 06, 2007 12:23 pm

Mensagem não lidapor mugas » quarta out 23, 2013 1:38 pm

Ok...
Voos low cost-check
lingua - check check
falta de comida e produtos qualidade em supermercados/restaurantes
que a segunda pergunta que te fazem após te perguntarem de onde vens(e teres respondido Portugal) é algo relacionado com Espanha!!!
que a internet e o serviço ao cliente por norma, é no mínimo ineficaz..
e acho que me irei lembrar de mais...
Ah quanto ao mercado de trabalho, encontrar emprego nem por isso, encontrar emprego a full time...desafio muito complicado
mugas
Käytäjä

Registado: terça jun 21, 2011 11:38 pm

Mensagem não lidapor Diana Sousa » quarta out 23, 2013 2:49 pm

O racismo que existe cá, pois é algo de que se fala pouco cá, e que nunca se ouve falar fora da Finlândia...
E de como as relações sociais e interpessoais são mesmo muito diferentes de Portugal.
Diana Sousa
Site Admin

Registado: domingo dez 31, 2006 8:26 pm

Mensagem não lidapor Claudia Oliveira » quarta out 23, 2013 4:26 pm

Eu quando vim para cá não fazia ideia que os finlandeses bebessem tanto, até cair para o lado! Fico mesmo incomodada qdo vejo pessoal às 3 da tarde completamente "borrachos".
Também não sabia que o vizinho do lado não é capaz de abrir a boca para dizer "Bom dia" ou que se precisas de ajuda de alguém bem podes esperar sentado que ninguém faz nada. Um exemplo que aconteceu comigo, foi o caso de uma senhora de idade sentir-se mal na sauna e já estava a cair pelo banco e ninguém foi capaz de chamar ajuda...tive de ser eu a ir chamar socorro.
Como a Diana disse as relações sociais são muito diferentes...
Claudia Oliveira
Käytäjä

Registado: sábado jan 27, 2007 11:46 pm

Mensagem não lidapor superpinga » quarta out 23, 2013 6:31 pm

Cá estäo 3 exemplos de incompreensöes culturais :D As coisas na perpectiva do finosga säo assim:
- O finlandeses näo bebem tanto como os portugueses, nem nada que se pareça. Agora o pouco que bebem é feito numa noite ou duas, até caírem para o lado.
Näo é essas modernices de "beber socialmente" e "beber às refeiçöes". Se é para beber, é para beber, e se näo se vomitarem todos acham que a noite correu mal.
A mim incomoda-me povo podre de bêbado logo às 7 ou 8 da manhä...
- As coisas säo para se dizer só uma vez, e só se a situaçäo mudar. Por exemplo, dizes "eu amo-te" ao teu ente querido uma vez, e se a situaçäo näo mudar, näo mais o repetes
- Aqui cada um tem de fazer por si próprio sem esperar pela ajuda dos outros... a näo ser que a peça. Ninguém espera que os outros ajudem, porque cada um está preocupado e muito concentrado com as suas próprias preocupaçöes para estar atento ao que os outros fazem. Aliás, ninguém tem de andar a olhar para o que os outros fazem, px tá claro. Se alguém precisa de ajuda, pede, e por lei é obrigatório acorrer (ah, pois, näo sabiam?). Se a pessoa näo pede ajuda e está a cair pelo banco abaixo, olha, é porque näo precisa, paciência, näo somos assistentes sociais, pois näo?
superpinga
Käytäjä

Registado: segunda fev 19, 2007 2:12 pm

Mensagem não lidapor António » quinta out 24, 2013 3:55 pm

Obrigado, venham mais!

Eu não vou questionar o que as pessoas escrevem, porque as experiências são pessoais, mas gostaria que o mugas explicasse isto um bocadinho melhor:
mugas Escreveu:que a internet e o serviço ao cliente por norma, é no mínimo ineficaz..
António
Site Admin

Mensagem não lidapor george4 » quinta out 24, 2013 8:49 pm

Também concordo com o espanto, e ainda não me habituei, à relação com o álcool. Há alguma necessidade de consumir a dose semanal numa hora ?

A outra que ainda não percebo é o sistemático desrespeito pelas passagens de peões.

Finalmente as / os condutores de eléctricos deixam muito a desejar em termos de (falta de) civismo.
george4
Käytäjä

Registado: segunda ago 13, 2012 10:56 pm

Mensagem não lidapor mugas » sexta out 25, 2013 8:28 am

Eu não vou questionar o que as pessoas escrevem, porque as experiências são pessoais, mas gostaria que o mugas explicasse isto um bocadinho melhor:
mugas Escreveu:que a internet e o serviço ao cliente por norma, é no mínimo ineficaz..

Primeiro serviço de internet que tive na Finlândia: aquela internet lenta e "portátil"(mokkula). O que seria ok, se lenta e portátil fossem as suas características..Tinha que estar sempre no carregador e praticamente todos os dias deixava de funcionar. Fui à DNA 3 vezes até eles acreditarem que realmente não funcionava( alegavam sempre que estava tudo ok) e somente porque na ultima vez deixou de funcionar mesmo quando o assistente me ia o devolver.

Comprei um computador novo com novo sistema operativo e a internet, neste caso só no meu computador, ficou a funcionar com muitas anomalias( mais lenta que o normal e sempre a parar). Liguei a linha apoio do fabricante do computador, do sistema operativo a questionar e ambos me disseram que tinha que ser a empresa onde tenho o contrato de internet a fazer um upgrade no mokkula. DNA novamente aqui vou eu, e duas vezes tive que lá ir, e em 8 empregados todos me garantiram que não podiam fazer nada que não havia nenhum upgrade. Felizmente apareceu um novo empregado e foi o único ( em 9 agora) que sabia que havia um upgrade e onde estava( no website da Dna)...

Posso ser eu, posso ser a regra que confirme a excepção, mas boas experiências nessa área ainda não tive...
mugas
Käytäjä

Registado: terça jun 21, 2011 11:38 pm

Mensagem não lidapor superpinga » sexta out 25, 2013 12:48 pm

george4 Escreveu:Há alguma necessidade de consumir a dose semanal numa hora ?
Se calhar até há... eu é que ainda näo percebi qual! Tens de perguntar aos indígenas! :twisted:
george4 Escreveu:A outra que ainda não percebo é o sistemático desrespeito pelas passagens de peões.
A sério? Mais respeitosos que aqui acho que só na Alemanha. Tenham atençäo é às bicicletas, que eu parado no passeio já fui atropelado um par de vezes...!
Mas há sempre um ou outro estupor que näo respeita, especialmente em hora de ponta. Mas é como digo, à vista de Portugal...
george4 Escreveu:Finalmente as / os condutores de eléctricos deixam muito a desejar em termos de (falta de) civismo.
Explica lá isso melhor. É que o normal aqui é serem frios e secos (cumó tempo). "Civismo" näo conduz eléctricos nem autocarros! :twisted:
superpinga
Käytäjä

Registado: segunda fev 19, 2007 2:12 pm

Mensagem não lidapor Tiago » sexta out 25, 2013 1:34 pm

mugas Escreveu:Primeiro serviço de internet que tive na Finlândia: aquela internet lenta e "portátil"(mokkula). O que seria ok, se lenta e portátil fossem as suas características..Tinha que estar sempre no carregador e praticamente todos os dias deixava de funcionar. Fui à DNA 3 vezes até eles acreditarem que realmente não funcionava( alegavam sempre que estava tudo ok) e somente porque na ultima vez deixou de funcionar mesmo quando o assistente me ia o devolver.

Eu entendo-te e é verdade. Eu já tive exactamente o mesmo problema que tu com essa treta do Mokkula. O meu operador é a DNA e só tenho a dizer uma coisa. é uma bela merd*
Miguel Relvas:" Sou gajo para concluir as 24 Horas de Le Mans em 15 minutos"
Tiago
Käytäjä

Registado: segunda jan 12, 2009 9:36 pm

Mensagem não lidapor george4 » sábado out 26, 2013 12:14 pm

superpinga Escreveu:
george4 Escreveu:Há alguma necessidade de consumir a dose semanal numa hora ?
Se calhar até há... eu é que ainda näo percebi qual! Tens de perguntar aos indígenas! :twisted:

Até perguntava, mas não estão em condições de responder 8)
superpinga Escreveu:
george4 Escreveu:A outra que ainda não percebo é o sistemático desrespeito pelas passagens de peões.
A sério? Mais respeitosos que aqui acho que só na Alemanha. Tenham atençäo é às bicicletas, que eu parado no passeio já fui atropelado um par de vezes...!
Mas há sempre um ou outro estupor que näo respeita, especialmente em hora de ponta. Mas é como digo, à vista de Portugal...

O termo de comparação é mesmo Portugal, o respeito pelas passadeiras é incomparavelmente superior. Aqui em Helsínquia nem 10% respeita a passadeira. Não conheço nenhum pais europeu pior neste aspecto ! 8)
george4 Escreveu:Finalmente as / os condutores de eléctricos deixam muito a desejar em termos de (falta de) civismo.
Explica lá isso melhor. É que o normal aqui é serem frios e secos (cumó tempo). "Civismo" näo conduz eléctricos nem autocarros! :twisted:[/quote]
Sem comentários :idea:
george4
Käytäjä

Registado: segunda ago 13, 2012 10:56 pm

A tua mãe não te preparou para a Finlândia

Mensagem não lidapor António » terça nov 12, 2013 12:42 am

Finalmente concluí o artigo e sai no blog amanhã, quarta-feira.
Os temas de discussão incluem utopias, a felicidade, a honestidade, a vergonha, a língua, o clima, a descriminação, o álcool, e a comunicação. Esqueci-me de alguma coisa?

Não inclui a localização porque isso é algo que nós portugueses não nos podemos propriamente queixar nem o serviço ao cliente porque não tenho razões de queixa nem muita experiência de outros países para contrapor (pelo contrário, a minha experiência cá é bastante positiva, mas tenho a impressão que as pessoas gostam de mim ;) )

A única dúvida que tenho prende-se com o título do artigo, ainda não me decidi...
António
Site Admin

Mensagem não lidapor Diana Sousa » terça nov 12, 2013 11:48 am

descriminação -> discriminação
Diana Sousa
Site Admin

Registado: domingo dez 31, 2006 8:26 pm

Mensagem não lidapor bamaro » quarta nov 13, 2013 1:54 pm

"A Finlândia é um país com uma cultura de alto contexto: espera-se de quem houve que saiba ler “nas entrelinhas” e a linguagem não verbal."
houve -> ouve

houve -> existiu, verbo haver
ouve -> ouvir, audicao et al :)

Talvez ate fique melhor se substituires por escuta, mas deixo isso ao teu criterio.

Parabens pelo artigo, esta muito bom :)
bamaro
Käytäjä

Registado: quinta jan 26, 2012 12:46 pm

Próximo

Voltar para Finlândia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Except
Lusofin: