Velho, julgo haver vários tópicos a falar nisso, mas em todo o caso em Portugal não tens que tratar de nada... Eu também julgava que sim.... eu cheguei até a ir buscar o meu registo criminal, e não precisei dele. Básicamente só vais tratar aqui... Bem rápido... Em Portugal: Compra chouriços, bacalhau desfiado, moelas, cebolas, linguiça e tráz isso na bagagem, depois quando chegares convida o people para uma patuscada

, Na Finlândia: 1-Policia(para a permissão de residência), esperas cerca de mês e meio. PS A namorada do meu cunhado(alemã), já está á espera do papel da policia à 5 meses!!! Depois de te mandarem o papel da policia, vais ao Maastratti com o papel e requeres o nº da segurança social... demora cerca de duas semanas. Ao todo cerca de 2 meses, a correr bem.
Ou seja, quando vieres para cá, no minimo passas 2 meses de férias. Depois ir á Kela por causa do "cartão de utente", como nós chamamos em Portugal, mas para isso ainda tens uma longa espera.
Suponho que com o que aconteceu em Espoo, eles(policia) vão ser mais rigorosos com os pedidos de residência... Mas é apenas a minha opinião