O que fazer antes de ir viver para a Finlândia?

Viver, viajar, visitar, trabalhar, emigrar. Forum dedicado à discussão sobre a Finlândia e vida de emigrante.

Mensagempor clockser em Terça Jan 05, 2010 1:14 am

O que preparar "oficialmente"?
Com que entidades falar?
Que procedimentos recomendam?
clockser

Registado: Segunda Jan 07, 2008 10:23 am

PUB

Adsense

Re: O que fazer antes de ir viver para a Finlândia?

Mensagempor Tiago em Terça Jan 05, 2010 6:02 pm

Velho, julgo haver vários tópicos a falar nisso, mas em todo o caso em Portugal não tens que tratar de nada... Eu também julgava que sim.... eu cheguei até a ir buscar o meu registo criminal, e não precisei dele. Básicamente só vais tratar aqui... Bem rápido... Em Portugal: Compra chouriços, bacalhau desfiado, moelas, cebolas, linguiça e tráz isso na bagagem, depois quando chegares convida o people para uma patuscada :lol: , Na Finlândia: 1-Policia(para a permissão de residência), esperas cerca de mês e meio. PS A namorada do meu cunhado(alemã), já está á espera do papel da policia à 5 meses!!! Depois de te mandarem o papel da policia, vais ao Maastratti com o papel e requeres o nº da segurança social... demora cerca de duas semanas. Ao todo cerca de 2 meses, a correr bem.
Ou seja, quando vieres para cá, no minimo passas 2 meses de férias. Depois ir á Kela por causa do "cartão de utente", como nós chamamos em Portugal, mas para isso ainda tens uma longa espera.

Suponho que com o que aconteceu em Espoo, eles(policia) vão ser mais rigorosos com os pedidos de residência... Mas é apenas a minha opinião :wink:
Nova publicidade do BES: Entre amigas, no BES: Estou Grávida. Parabéns. Já falaste com o teu marido? Não. Falei com o teu.
Tiago

Registado: Segunda Jan 12, 2009 9:36 pm

Mensagempor clockser em Quarta Jan 06, 2010 2:00 am

Por acaso este tópicou ficou mal criado, porque eu tencionava responder(ou tentar) eu mesmo ás perguntas, e fazer um "tópico de ajuda", mas depois não tive tempo... mas ainda quero ver se faço, e eu vi muita coisa sobre o que fazer aí, mas em Portugal não tinha visto e pronto, como a minha namorada quando veio para cá teve de preencher um papel,...

de certeza que não se tem de fazer nada?
última vez editado por clockser s Sexta Jan 08, 2010 2:06 am, editado 1 vez no total
clockser

Mensagempor Antonio em Quarta Jan 06, 2010 1:14 pm

Faz faz, eu depois edito este tópico e coloco o novo na secção dos anúncios, fechei essa secção para que os novatos não lá colocassem perguntas estapafúrdias... Ah, e incluiu a resposta do Tiago, que isto aqui a malta não vive do ar e tem saudades dessas coisas. Além de que, é caminho rápido à integração ;)

Na minha ideia, e como alguém que já fez as malas vai para quase 10 anos :!: o que há a fazer são as coisas normais antes de emigrar para o estrangeiro: deixar tudo em ordem, frequentar cursos de finlandês (se possível), comprar roupa e calçado económico de qualidade e que resista às condições da Finlândia, etc... vá lá acrescentem coisas à lista que eu já estou desactualizado.

Há também a preparação mental: ir para um país onde não se conhece ninguém, não se fala a língua, as pessoas poderão ser hostis e onde poderás estar dependente delA(e) para quase tudo (e uma "finlandesa" não te quer dependente dela, por muito que goste de ti), jne...

Boa iniciativa Clockser!
O gajo do manguito
Antonio
Site Admin

Registado: Domingo Dez 31, 2006 3:51 pm

Mensagempor Diana Sousa em Quarta Jan 06, 2010 3:27 pm

Compra roupa para o frio em Portugal na Decathlon se puderes, é mais económico, ou então há cá várias lojas de coisas em 2a mão e em bom estado :)
Também te podes inscrever na embaixada portuguesa quando cá chegares.
Diana Sousa
Site Admin

Registado: Domingo Dez 31, 2006 8:26 pm

Mensagempor clockser em Sexta Jan 08, 2010 2:24 am

Ainda não tive tempo para fazer uma pesquisa sobre isto, a minha finlandêsa chegou e não tenho tido muito acesso à net, mas talvez agora no fim-de-semana consiga.

Sobre as iguarias culinárias, como devem imaginar as malas vão bem cheias de certeza mas posso tentar meter "algo", estão a planear qualquer coisa para depois de fevereiro?

Em relação à roupa tive sorte, encontrei casacos com 30% de desconto e bem quentinhos, já cá canta! De resto não á assim muita coisa a comprar, já tenho umas botas "todo-o-terreno" para o que der e vier, que comprei aquando a primeira viagem que i fiz e a informante que tenho diz-me que não preciso de mais nada(nem das botas), umas boas luvas e um bom pipo e estou pronto para os -25(até aì chegar). (nas lojas em 2a mão por acaso não encontrei muita roupa de inverno, eram mais camisolas, t-shirts e jeans)
clockser

Mensagempor rcmatos em Domingo Jan 10, 2010 9:21 pm

Ola'

Acabei de chegar a Helsinki, e fiz tudo o que voces aconselharam.

Acho que umas calcas fininhas de desporto (Nike e que säo de material de aquecer proprias para se correr no frio) vestidas por baixo de umas calcas normais, e' suficiente para as pernas continuarem quentes.

Varias camadas de t-shirts, camisa por baixa de uma boa camisola de gola alta, em conjunto com um casaco quente e com capuz (tipo os que se usam para fazer ski) tambe'm nos mantem quentinhos.

As botas forradas com lä calcadas por cima de tres pares de meias tambe'm funcionou bem.

So' a parte das maos e' que tive mais dificuldades. As luvas que trouxe nao aconteceram rigorosamente nada! Acho que so' do gelo que tive fiz uma ferida no dedo!!! Entrei na primeira loja que vendia coisas que me pareciam quentinhas e comprei dois pares de luvas, umas mais finas e outras de pele forradas de pelo de ovelha. Perfeitas! Valeram bem o preco astronomico gasto!!!

Cheers,

Rita
rcmatos

Registado: Terça Jan 05, 2010 10:25 pm

Mensagempor Antonio em Domingo Jan 10, 2010 9:29 pm

Aproveita os saldos :D

clockser Escreveu:de certeza que não se tem de fazer nada?

Verifica que tens os documentos (BI e passaporte se quiseres viajar p a Russia /RU) em ordem. E sim, pode-los renovar no consulado, mas deverá demorar mais tempo.
Provavelmente tb necessitas do cartao europeu de saúde.
O gajo do manguito
Antonio
Site Admin

Registado: Domingo Dez 31, 2006 3:51 pm

Mensagempor clockser em Segunda Jan 11, 2010 2:08 am

Ent'ao e avisar o estado por causa do IRS e afins? neps?
clockser

Mensagempor superpinga em Sábado Jan 23, 2010 11:54 pm

clockser Escreveu:Ent'ao e avisar o estado por causa do IRS e afins? neps?
Só tens de declarar ao Fisco se tiveres rendimentos no país... se näo os tiveres, näo tens de prestar contas ao Estado.
De resto, és livre de ter deslocar sem dar cavaco (argh!) a ninguém... näo é?
superpinga

Registado: Segunda Fev 19, 2007 2:12 pm

Mensagempor clockser em Domingo Jan 24, 2010 9:14 pm

À boa moda portuguesa, mandei um mail para as financas a mais de uma semana e ainda nao responderam, vou ter de estar meia hora ao telefone para ter a certeza.... :x
clockser

Mensagempor superpinga em Terça Jan 26, 2010 7:57 pm

<ténico>xö menistradö, mude este tópico conversatório pra parte em português. Esta secçäo é só em suomen kieltä! :roll: </ténico>

(compasso de espera)

<ténico>Tank you very nice! :mrgreen: </ténico>
superpinga

Registado: Segunda Fev 19, 2007 2:12 pm

Mensagempor tiago83_silva em Quarta Mar 10, 2010 4:43 pm

Pá eu quando cheguei aqui fui directo à policia e deram-me o papel na hora. Fui directo ao Maistrati e passado 2 dias veio o papel com o meu número de segurança social. Já na Kella... isso já é outra história... :D
tiago83_silva

Registado: Sexta Out 30, 2009 11:21 am

Mensagempor clockser em Quinta Mar 11, 2010 12:22 am

Mas tinhas alguma coisa já?
trabalho
família
estudo
?
clockser

Mensagempor Tiago em Quinta Mar 11, 2010 11:55 am

Alguma coisa aí não está a bater certo.... não é na hora.... Tens que esperar no minimo 1 mês para ter os papeis da policia e só depois vais ao maaistratti...Talvez seja por isso que estás com problemas em relação aos subsídios....
Nova publicidade do BES: Entre amigas, no BES: Estou Grávida. Parabéns. Já falaste com o teu marido? Não. Falei com o teu.
Tiago

Registado: Segunda Jan 12, 2009 9:36 pm

Próximo

Voltar para Finlandia

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Lusofin